sábado, 26 de dezembro de 2009


Fotografia Contemporânea
A fotografia como expressão conceitual
Muito se fala da arte conceitual em diferentes disciplinas, talvez a razão da arte esteja passando por um processo de se Pensar a arte, e não só de sentir ela desde uma estética aristotélica.
As instalações são um fiel referente de essa prática,o que leva a pensar , que por ser esta disciplina uma atividade quase nova ainda,a pesar de que Dunchamp era do século passado, ainda veremos outro tipo de expressões do tipo.assim como veio acontecendo em outras disciplinas tais como., pintura(o abstrato poderia ser um bom referente do conceitual) , desenho,( as novas técnica digitais estão ai para mostrar) a música ( a dodecafônica e a minimalista são bons exemplos) etc .
A fotografia não poderia escapar desta tendência, desde Man Ray , Stern, breson e outros tantoS, a expressão fotográfica vem mudando com as correntes contemporâneas,.

O que quer dizer o conceitual?, bom, isso daria para cobrir várias enciclopédias , mas vamos a uma explicação razoável.
“ A arte conceitual é aquela que considera a idéia, o conceito por trás de uma obra artística. como sendo superior ao próprio resultado final, sendo que este pode até ser dispensável. ” (Fontes: Enciclopédia Digital Master. - Enciclopédia Koogan-Houaiss.)
Há tempo que as artes estão entre o homem comum e entre tanto ainda estão distantes, ou seja ,uma das primeiras expressões do homem foi a pintura, e depois a escrita , no que se refere a artes visuais, poderíamos dizer que cada utensílio criado nos primórdios também foram objetos de arte e a palavra talvez tenha sido no seu momento uma das maiores mostras lúdicas do homem , mas vamos lá.
A fotografia hoje cumpre um papel preponderante em tudo o que é informação, e arte é informação, informação esta que altera os sentidos de percepção, mas alguns teórico ainda teimam em fazer dela algo difícil de entender para o publico em geral,ou seja querer explicar a arte como algo simples e complicaram tudo.
Joseph Kosuth também é considerado um dos líderes do movimento conceitual nos Estados Unidos é bastante conhecido seu trabalho "One and Three Chairs", que apresenta uma cadeira propriamente dita, uma fotografia de uma cadeira e uma definição extraída do dicionário sobre o que seja uma cadeira.(Fontes: Enciclopédia Digital Master,)
Então voltemos, a entender, precisamos de um dicionário para entender uma foto de uma cadeira? , justamente disso se trata,de não ter que entender a arte e SIM de voltar a sentir desde uma poética as coisas simples, claro que o dicionário foi um ato de revolta contra a arte elitista, uma cadeira é uma cadeira..o conceitual está em cada um de nós .
o conceitual está no que realmentes estamos dispostos a sentir, de outro jeito só serão imagens, independente de tecnicas e equipamentos .

Flavio Pettinichi- 26- 12- 2010
Fotografia digital " mesa sobre chão de lajotas"ou "ausência "

Nenhum comentário: