sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


Alguns conceitos sobre fotografia contemporânea-

contemporâneo gegenwärtig, heutig, jetzig, zeitgenössisch current, present, contemporary معاصر subst contemporâneo, contemporânea

pessoa que vive/ viveu na mesma época contemporain/-aine
um contemporâneo de Mozart un contemporain de Mozart
os nossos contemporâneos nos contemporains
adj contemporâneo, contemporânea

1 que vive/ viveu na mesma época contemporain/-aine
um músico contemporâneo de Mozart un musicien contemporain de Mozart
2 do tempo presente contemporain/-aine
a literatura contemporânea




Parte 1: Olhares Objetivos

Palavras de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos da atualidade no Brasil e no mundo


“Na revista Marie Claire, em 1997, Salgado esclarece que sua maneira de fotografar é totalmente subjetiva: é a sua visão, sua maneira de ver o mundo. Afirma que, junto com a imagem captada, há todo o peso de sua história pessoal, sua formação, sua forma de pensar e reconhece: "A imagem que dou (nas fotografias) é também a imagem da minha ideologia". Isso mostra que o fotógrafo não é dono da verdade. Com suas imagens ele quer mostrar sua visão sobre algo, sua sensibilidade sobre o acontecimento.
Além de ser um observador, Salgado é um provocador, de não somente mostrar o lado sombrio da humanidade. Como ele disse em entrevista no site Terra sobre o livro êxodos: Minha maior esperança é provocar um debate sobre a condição humana do ponto de vista dos povos em êxodo de todo o mundo. Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.”

Bom , eu faço minhas essa palavras, não tenho como me distanciar da obra sem põr o meu ser (HUMANO) como um todo, seja esta obra ( imagem) , documental ou foto-arte.
Vejo a fotografia como qualquer outra maneira de expressão artística, onde qualquer método que possa me levar a uma estética dentro da minha necessidade, é valido, Isto que dizer, utilizo a câmera fotográfica como uma ferramenta, não como um elemento absoluto nem como um dogma. Justamente o que quero com as minhas imagens é quebrar certos dogmas, coisa que não é novidades. Os grandes fotógrafos já vêm fazendo isso há mais de um século.
Flavio Pettinichi- 05- 12- 09

Nenhum comentário: