sexta-feira, 1 de janeiro de 2010



“ O GRITO” 2010 - Fotografia Experimental digital- Flavio Pettinichi
Então continuamos, lendo vários artigos sobre Fotografia contemporânea, fui assimilando a idéia de que toda manifestação humana tem uma poética inerente a si mesma. Ou seja, se o individuo que estiver realizando tal ou qual manifestação , colocar a sua essência por alguns minutos, seguramente vai agir ludicamente, pois o “SEU” racional( o lado esquerdo do cérebro) não estará trabalhando , então o poético nascera de uma maneira livre e criativa, isto não quer dizer que não seja necessário ter conhecimento de tal ou qual disciplina, mas se o individuo já o possuir, então estará livre de dogmas e critérios que nem sempre conhece.
A fotografia digital é um campo de experimentação ainda muito extenso por trilhar...Vamos nessa !
A Ascensão da Fotografia Contemporânea
De acordo com Gomes (1996), a imagem fotográfica, ao registrar a experiência, pode provocar novas percepções, produzir a subjetividade inerente ao ato de olhar, e imortalizar o fato e o espaço captados, contextualizando-os.
A fotografia impõe-se também como uma importante manifestação da poética visual contemporânea. Ao invés de suporte, se transforma em si mesma, numa fonte de estudos de sociologia da comunicação, através de pesquisas experimentais.
A Fotografia como Fonte de Informação, Idéias e Questionamentos
Fotografar é o modo de questionar a imagem anteriormente percebida. O assunto da imagem registrada fotograficamente possibilita, sem dúvida alguma, uma qualidade de análise e interpretação visual mais acurada. Ao fornecer um sem número de possibilidades plásticas e/ou gráficas, a fotografia provoca dúvidas, gera questionamentos e sugere soluções na busca de resultados, tanto para artistas quanto para cientistas, também como ao homem comum, em sua contemplação desinteressada (ou não) do mundo que o cerca. A fotografia, linguagem não-verbal, contribui decisivamente na realização de pesquisas teóricas, manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas, como indica Spencer(1974)"A contribuição da fotografia na ciência, é a seqüência qualificada de informação que não pode ser obtida de nenhuma outra forma (...) A fotografia nos dota de uma espécie de olho sintético - uma retina imparcial e infalível - capaz de converter em registros visíveis, fenômenos cuja existência, de outra forma, não haveríamos conhecido nem suspeitado"

Fonte: http://www.ufrgs.br/fotografia/port/07%5Fartigos/01_atg/index.htm
respeite sempre os direitos de autor sobre as informaççõs postadas nos blogs, se não forem suas claro!!!

Nenhum comentário: